Estatístico é um profissional especialista em estatística. O termo estaticista, embora utilizado com relativa frequência, é uma tradução equivocada da palavra inglesa statistician, e não deve ser empregado em nenhuma situação. No Brasil, a profissional de estatística denomina-se estatista, e não estatística, como se costuma dizer[1].
A profissão foi criada pela Lei número 4.739 de 15 de julho de 1965 que, juntamente com o Decreto número 62.497, definem as responsabilidades e atribuições do profissional.
A categoria conta com o Conselho Federal e Conselhos Regionais, cujas principais atribuições são orientar e fiscalizar o exercício da profissão em todo o território nacional. Existem apenas dois sindicatos que representam a classe: um em Brasília e outro no Rio de Janeiro, sendo que este último nem mesmo possui um sítio na internet.
Outro órgão que merece destaque é a Associação Brasileira de Estatística (ABE), fundada em 1984, cujo objetivo é promover o desenvolvimento, disseminação e aplicação da Estatística no Brasil.
0 comentários:
Postar um comentário